BILHETES

NOTAS SOBRE POLÍTICA E CIDADANIA

Sei de alguém que vai passar o Natal remoendo arrependimentos: o Sérgio Moro. Paladino da justiça e da luta contra a corrupção, Moro pediu exoneração do cargo de juiz federal para ser ministro do presidente que ajudou a eleger com suas decisões na condição de magistrado. Inegavelmente, a prisão política de Lula foi conditio sine qua non para a vitória de Bolsonaro e da ultradireita.

Agora, sem cargo de juiz e sem a “proteção” direta do Poder Judiciário, Sérgio Moro terá de conviver com seu novo chefe e o Bolsogate (clique aqui). Passou ileso no escândalo das fake news via whatsapp porque ainda não havia assumido publicamente o seu bolsonarismo diante dos crédulos. E no caso do “perdão” ao “caixa 2” de Onix Lorenzoni (ver aqui), apenas chamuscou-se.

Alguém mais desavisado vai argumentar que cabe somente ao clã Bolsonaro esclarecer o cheque de R$ 24 mil que a esposa do parter familias, Michelle, recebeu em 2016 de um sargento da reserva amigo de família há anos (lotadono gabinete de Flávio Bolsonaro), ou explicar como, entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, o então assessor parlamentar Fabrício Queiroz movimentou R$1,2 milhão em suas contas de maneira “atípica”, conforme relado do COAF.

No entanto, Sérgio Moro se transvestiu de figura mitológica e encarnou um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, o Cavaleiro do Cavalo Vermelho (de cor de fogo), manuseando a Grande Espada (a da Justiça?). Semelhante ao cavaleiro bíblico, prometeu “guerras sangrentas”, só que contra a corrupção. Predisse impor terríveis flagelos e castigos em desfavor dos adoradores da besta (a corrupção) e do falso profeta (Lula).

Ora, o compromisso de Sérgio Moro de combater a corrupção exige dele uma reação rápida e enérgica contra o Bolsogate. Contudo, o que se tem é o silêncio do Cavaleiro do Cavalo Vermelho, sua espada está na bainha. Ao que tudo indica, o combate de Moro à corrupção é seletivo, não abrange sua nova grei. Assim agiu com juiz, assim agirá como ninistro de Bolsonaro (por isso, mesmo comandando o COAF a partir da janeiro de 2019, não acredito em medida concreta de Moro para revelar os porões do Bolsogate)!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Devaneios Irrelevantes

Reflexões desimportantes de mais um na multidão com tempo livre e sensações estranhas

REBLOGADOR

compartilhamento, humanismo, expressividade, realismo, resistência...

THE DARK SIDE OF THE MOON...

Minha maneira de ver, falar, ouvir e pensar o mundo... se quiser, venha comigo...

Marcos Rolim

NOTAS SOBRE POLÍTICA E CIDADANIA

Eliane Brum

Desacontecimentos

%d blogueiros gostam disto: